
Olhando com os olhos de hoje para o passado, no menino que jogava bola, consigo ver onde morava o cientista dentro de mim. Vejo que meus hábitos na escola e a forma como lidava com problemas em geral, faziam de mim um aprendiz de cientista... Mas esse tema merece uma atenção especial e por isso deixemos para futuras leituras.
No frigir dos ovos, minha formação escolar (que ainda se confunde muito com minha formação profissional) está marcada por duas instituições. O Colégio São Paulo da Cruz (vinculado ao Sistema de ensino Arquidiocesano), no Barreiro, bairro esse aonde residi praticamente por toda minha vida. A outra é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aonde, no fim de 2009 concluí o bacharelado em Física e já no inicio de 2010 iniciei o mestrado como bolsista do CNPq também na Física. Não sei se interessa ao leitor os temas que estudarei no mestrado e que no fim resultarão na minha dissertação, mas não me custa dizer. Minha pesquisa tange mecânica quântica e física da matéria condensada com aplicações diretas por meio de cálculos teóricos de primeiros princípios e técnicas experimentais de microscopias por sonda em nanoestruturas.
Assim, caro leitor, como estou imerso nesse universo lindo e provocador da ciência, pretendo por meio dessa coluna discutir com vocês o mundo cientifico.
Outro tema do meu interesse é educação financeira. Já há muito tempo, estava preocupado com meus escassos conhecimentos no assunto e, por isso comecei a ler alguns livros da coleção EXPOMONEY que são voltados para iniciantes, logo, bastante didáticos. Dessa forma, além de comentar sobre ciência, vez por outra, vou falar de educação financeira que acredito ser um assunto de interesse comum.
Finalizando, meu nome é Érico Luiz Martins Reis, tenho 23 anos, sou nascido e criado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Atualmente, resido na mesma cidade, bem próximo a UFMG.